segunda-feira, 18 de março de 2013

Quem é o autor da Bíblia e quem a escreveu!?

"Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus[...]" 2 Timóteo 3:16
 
O autor da Bíblia é Deus. Foi Ele quem a inspirou e concebeu; ela é autoria dEle.
 
Aí, alguém pode perguntar:
"Como pode ser Deus o autor da Bíblia, se eu li que ela foi escrita por Paulo, João, etc.?"

2 Pedro 1:20-21 diz:
"Acima de tudo, porém, lembrem disto: ninguém pode explicar, por si mesmo, uma profecia das Escrituras Sagradas. Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus."
 
Biblicamente falando, "profetizar" significa falar de coisas que vem diretamente do terreno espiritual [segundo a Palavra de Deus, uma vez que há duas forças no terreno espiritual, a Bíblia faz distinção entre a verdadeira profecia que vem de Deus, o Pai de Jesus Cristo, e a falsa profecia que vem do inimigo de Deus, o diabo]. Se o que é dito se refere ao futuro ou não, não é relevante.
"Profecia da Escritura" se refere à Bíblia como um todo; é relativo à soma das profecias separadas que a compõe. Assim, o que a Palavra nos diz é que não foi Paulo, por exemplo, que um dia decidiu sentar e escrever uma carta aos Efésios. Se fosse assim, Efésios teria sido escrito pela vontade do homem, o que contradiz 2 Pedro 1:20.
 
A Bíblia foi escrita por homens santos de Deus que falaram/escreveram movidos pelo Espírito Santo de Deus. Então, sim! Paulo, João e os outros foram os escritores da Bíblia, mas eles não são os autores. O autor da Bíblia é Deus, que moveu pessoas como Paulo, Pedro e João a escreverem o que Ele queria, ... o que Ele estava autorizando.
 

A forma como Deus os moveu está descrita em Gálatas 1:11-12:
"Meus irmãos, eu afirmo a vocês que o evangelho que eu anuncio não é uma invenção humana. Eu não o recebi de ninguém, e ninguém o ensinou a mim, mas foi o próprio Jesus Cristo que o revelou para mim." 
Deus não moveu [e não move] pessoas por possessão, pois Deus não toma emprestado o corpo de ninguém. Deus se manifesta por meio de revelação [Efésios 1:17 "E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer."]. Em outras palavras, Deus disse a Paulo o que escrever e Paulo sentou-se para escrever. Quem, portanto, escreveu Gálatas? Paulo. Quais ideias, assinatura e autoria Gálatas apoia? De Deus. Portanto, quem é o autor? Deus é o autor [é como um diretor e sua secretária: a secretária escreve o que o diretor a diz. Quem faz a escrita? A secretária. Contém as ideias de quem? As do diretor, que portanto, é o autor. E como um diretor pode ter muitos assessores, também Deus tinha muitos escritores para escrever o que Ele queria].


Original por Tassos Kioulachoglou [texto resumido e adaptado por Kelen Tonini, Ministério Samah]

Tradução para o Português: Fabricia Lucena, Giulia Silva (Christian-translation.com)
 
http://www.jba.gr/Portuguese/Quem-%C3%A9-o-autor-da-B%C3%ADblia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário