segunda-feira, 27 de maio de 2013

De olho neles!


Maus líderes (*Ez 34:2b) existem aos montes dentro das igrejas (**Jr 23:11)
*"[...] eu, o Senhor Deus, estou dizendo o seguinte: 'Vocês, autoridades, são os pastores de Israel. Ai de vocês, pois cuidam de vocês mesmos, mas nunca tomam conta do rebanho!'" Ezequiel 34:2b
"Eles estavam cuidando de si mesmos e não das ovelhas." Ezequiel 34:8b
**"O Senhor diz: “Os profetas e os sacerdotes não querem saber de mim; eu os peguei fazendo o mal no próprio Templo. ”" Jeremias 23:11


"Maldito aquele que é relaxado no serviço de Deus!" Jeremias 48:10

A Bíblia nos alerta que o joio está misturado ao trigo (Mateus 13:26) e isso não é novidade para ninguém.

"— Cuidado com os FALSOS profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens. VOCÊS OS CONHECERÃO PELO QUE ELES FAZEM." Mateus 7:15-16


Você pode facilmente reconhecer um falso profeta/pastor/líder prestando atenção em algumas características que se sobressaem ...


O que faz do púlpito um palco de shows.
A exposição da Palavra é esquecida e substituída pelo talento hollywoodiano desse 'protagonista', que explora as mais diversas técnicas para cativar os seus expectadores, fazendo do show o assunto central do culto. Ele é a estrela e não Cristo e Sua palavra. Seu púlpito é lugar de entretenimento, de show, e não de pregação, de transmissão da voz de Deus.

"— Cuidado com os mestres da Lei, que gostam de usar capas compridas e de ser cumprimentados com respeito nas praças. Eles escolhem os lugares de honra nas sinagogas e os melhores lugares nos banquetes." Lucas 20:46

"Porque quem se engrandece será humilhado[...]" Lucas 14:11a


O que explora financeiramente as ovelhas.  
É ambicioso e tem planos de crescimento. Porém, para a realização desses planos, ele precisa de muito dinheiro, e esse dinheiro é retirado das ovelhas através das mais diversas técnicas de extorsão (legais). Ele não liga para o que a Bíblia ensina e inventa formas de arrecadação para realizar seus sonhos de grandeza. As ovelhas são iludidas, exploradas e sugadas até a última gota.

"— Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês exploram as viúvas e roubam os seus bens e, para disfarçarem, fazem longas orações!" Mateus 23:14a


O que insiste em querer fazer a agenda de Deus.
Esse, é o tipo que quer determinar lugar, dia e hora para Deus agir. "Segunda: Deus age na família; terça: nas finanças; quarta: Deus dá o Espírito Santo; quinta: Deus faz conversões e sexta: Deus liberta as pessoas de demônios." Deus agora está preso em uma agenda criada pelo homem?

"As Escrituras Sagradas dizem: “DEUS pôs todas as coisas debaixo do DOMÍNIO DELE.”" 1 Coríntios 15:27a


O que ilude as pessoas com amuletos, objetos ungidos e unções que não vem de Deus.
É o que escraviza pessoas em crendices e superstições que não são encontradas e ordenadas na Bíblia. Desvia a fé que deveria ser unicamente no Deus Soberano para objetos e unções falsas e extravagantes. Trabalha com a ilusão, com a ambição e com a falta de conhecimento de muitas pessoas.

"Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria." 1 Coríntios 10:14

"Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Tem boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver; tem ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro; tem mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam." Salmos 115:4-8


O que "profetiza" o que Deus não mandou profetizar.
Usa sua influência sobre as pessoas para "profetizar" e "revelar"; porém, não usa a Bíblia, que é a revelação e é onde se encontram as profecias de Deus para a vida de seus servos.

"O Senhor Deus disse: 
— “Eu não enviei esses profetas, nem lhes dei nenhuma mensagem. Mas assim mesmo eles saíram correndo e falaram em meu nome. SE ELES TIVESSEM CONHECIDO OS MEUS PENSAMENTOS SECRETOS, PODERIAM TER ANUNCIADO A MINHA MENSAGEM E ASSIM TERIAM FEITO O MEU POVO ABANDONAR A SUA VIDA ERRADA E AS MALDADES QUE VIVE PRATICANDO. ”" Jeremias 23:21-22


O que faz com que seus fiéis o adorem.  
Ele é visto como um semideus pelos seus fiéis. O pior de tudo é que não faz nada para mudar essa situação, pois adora ser paparicado, adora status, adora demonstrar seu grande "poder" e ser ovacionado pela multidão. Seu prazer é ver multidões afluindo em sua direção com desejo de glorificá-lo.

"Eu sou o SENHOR; [...] a minha glória, pois, a outrem não darei [...]" Isaías 42:8

"Como é que vocês [...] aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar?" João 5:44


O que usa o dinheiro dos dízimos e ofertas para seu próprio enriquecimento.
 
Esse 'empresário' é formado e pós-graduado em enriquecimento usando a igreja. Tem fortuna e bens luxuosos, tudo adquirido com a ajuda das ofertas da igreja que, segundo diz ele, é usado para a obra de Deus. Ele engana multidões que bancam sua vida de ostentação.

"Pois tudo o que há no mundo - A COBIÇA da carne, a cobiça dos olhos E A OSTENTAÇÃO DOS BENS - NÃO PROVÉM DO PAI, MAS DO MUNDO." 1 João 2:16

"Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. NÃO FAÇAM O SEU TRABALHO PARA GANHAR DINHEIRO, MAS COM O VERDADEIRO DESEJO DE SERVIR. Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas SEJAM um EXEMPLO para o rebanho. " 1 Pedro 5:2-3


O que prega a teologia da prosperidade.
Diz que pobreza é maldição, que o crente verdadeiro será reconhecido pela sua prosperidade material, e outras abobrinhas sem embasamento bíblico. Se a teologia da prosperidade é um câncer, esse é um disseminador de doenças no meio do povo.

"O Senhor Todo-Poderoso diz ao povo de Jerusalém: 

— Não escutem o que os profetas dizem, pois eles estão iludindo vocês com falsas esperanças. Dizem coisas que eles mesmos inventam e não aquilo que eu falei. Eles continuam dizendo aos que desprezam a minha mensagem: “Tudo irá bem.” E dizem aos teimosos: “A desgraça não cairá sobre vocês.”" Jeremias 23:16-17


O que usa versículos isolados da Bíblia para fundamentar doutrinas destruidoras.

Esse, adora inventar doutrinas usando versos bíblicos 'soltos', cuja interpretação isolada (sem considerar contextos) favoreça seus pensamentos e desejos.

"Pois VAI CHEGAR O TEMPO EM QUE AS PESSOAS NÃO VÃO DAR ATENÇÃO AO VERDADEIRO ENSINAMENTO, MAS SEGUIRÃO OS SEUS PRÓPRIOS DESEJOS. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas." 2 Timóteo 4:3-4


O que [acha] que determina a ação de Deus.
É uma piada dizer que um homem determina algo ao Todo-Poderoso, mas essa ousadia acontece. Palavras autoritárias saem da boca dessa pessoa, determinando, ordenando, EXIGINDO QUE DEUS FAÇA certas coisas que, segundo esse indivíduo, Deus TEM QUE fazer. E o pior: ensina as pessoas a agirem da mesma forma.

"Tanto AS COISAS boas como as más ACONTECEM POR ORDEM DO DEUS ALTÍSSIMO."
Lamentações 3:38

"Eu sou Deus e sempre serei. Ninguém pode escapar do meu poder e ninguém pode desfazer o que eu faço." Isaías 43:13

"Todas as coisas são feitas de acordo com o PLANO E com a DECISÃO DE DEUS. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio [...]" Efésios 1:11


Mas então, como podemos nos proteger dos pastores/líderes infiéis e dos falsos profetas?

O essencial é:  

:: Ouvir a Palavra do Senhor - aprender/conhecer o que a Bíblia ensina (Jeremias 22:29; Atos 28:25-27);  
:: Acolher o amor da verdade - amar as pessoas; importar-se com o próximo (2 Tessalonicenses 2:10);  
:: Discernir entre o certo e o errado - analisar/ponderar antes de agir/decidir (1 Tessalonicenses 5:21-22); e  
:: Ser praticantes da Palavra - Jesus deve ser nosso modelo de conduta diária (Tiago 1:21-25).

Deus deu uma revelação a Jeremias para que ele profetizasse a Israel, pois os sacerdotes da época estavam se prostrando a outros deuses, se prostituindo, até mesmo tirando vantagem de suas posições como líderes do templo (Jr 23:1).

É um aviso de Deus aos líderes da igreja do Senhor Jesus, pois podemos trazer essa realidade para os dias atuais.

Hoje, ainda existem, sim, homens de Deus, pastores de verdade, que se preocupam com suas ovelhas: cuidam das que estão doentes e feridas e resgatam as que estão desgarradas. Mas infelizmente há joio em meio ao trigo; um grupo considerável de pessoas sem base Bíblica e sem temor a Deus, que colocam o dinheiro como prioridade no seu ministério.

Não estou aqui para difamar pastores e líderes, mas sim para alertar aqueles que tem chamado: cuidem de suas ovelhas pois Deus cobrará vocês por toda obra que fizerem.

"Se não obedecerem ao meu mandamento e se não resolverem me honrar, então eu farei cair sobre vocês uma maldição e amaldiçoarei tudo o que vocês recebem pelo trabalho que fazem." Malaquias 2:2a

Sabe, ... não olhe para homens; olhe para Jesus: busque aprender como foi a vida dEle aqui na terra e siga o Seu exemplo.

"[...] o bom pastor dá a vida pelas ovelhas." João 10:11b


Texto extraído de 
http://revistacrentesantao.blogspot.com.br/2013/05/lista-dos-10-pastores-que-nao-respeito.html 
adaptado por Kelen Tonini Costa, Ministério Samah

Nenhum comentário:

Postar um comentário